domingo, 9 de junho de 2013

Manifesto dos Professores

MANIFESTO







Aos estudantes e ao povo em geral.
   
Foto: José Rubens Brumana  
   
     
Nós, professores de Itapemirim e Marataízes, vimos por meio deste manifesto, louvar a recente decisão da Comissão de Anistia e Paz do Ministério da Justiça, que resgata historicamente milhares de brasileiros que tiveram a ousadia de enfrentar o regime autoritário, que ficou conhecido como uma das páginas sujas e infelizes da nossa história: A Ditadura Militar.

São brasileiros que com coragem e determinação colocaram em risco sua própria vida sofrendo na pele perseguições, exílios, torturas de toda espécie, etc.
Entre esses brasileiros encontra-se Valdir Fraga Júnior, único filho da região de Itapemirim e Marataízes.

Reafirmamos que esta decisão o coloca oficialmente na história do Brasil e nós como formadores de opinião e amantes dessa terra que somos, sentimos a obrigação e o dever de divulgar com satisfação e redobrado orgulho.

Vale acrescentar, que por questões menores que chamamos de miopia política e ranço do sistema, alguns ainda insistem em não enxergar e compreender a dimensão desses fatos.

Valeu Fraga Júnior!

Para você o nosso respeito e profunda admiração.

Você faz parte da nossa história!

Assinam esse documento: Daniel Silva, José Rubens Brumana, Edmilson Pedro do Nascimento, Cléber Júnior Bento, Denizélia Lesqueves, Danuza Magalhães, Jonas Calheiros, Patrícia Carla Ferreira, Zeli Pires, Helena Maria Rizzo, Maruza de Souza, Márcia Helena do Nascimento, Edite Tuião, Wanderson S. Pianis, Adriana Machado de Souza e Gleice Pedrada, José Paulo Vieira, Ivilisi Soares Azevedo, Adriano Pereira e Cristiano Baiense. 



Um comentário:

  1. Entre muitos e muitos depoimentos enviados através de email quero destacar o depoimento do Padre Juliano Ribeiro Almeida.
    “Sinto-me honrado em conhecer pessoalmente alguém como Fraga Junior, registro vivo de um dos períodos mais nefastos deste país. Homenageio o Sr. Valdir, a ministra Dilma, o presidente Lula e todos quantos expuseram suas vidas no risco por defenderem a justiça, a democracia e a liberdade de expressão. Como cristão que sou, vejo na vida desses irmãos o sentido mais bonito que Jesus de Nazaré quis dar ao seu Sermão da Montanha: “bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mateus, capítulo 5). Parabéns a Valdir Fraga e parabéns também aos professores pela iniciativa da homenagem!
    06/01/2010 às 23:30:00

    ResponderExcluir

Se o seu comentário for ofensas será eliminado na hora pela equipe de moderação.